Profissões com Futuro em Portugal

profissões-com-futuro_epm1

Quais são as profissões com futuro em Portugal?
Que profissionais serão mais procurados pelas empresas nacionais?
Quais as possibilidades de evolução de carreira?
Em que áreas de formação devem investir os jovens?

Um questionário que contou com a participação de 47 empresas portuguesas, realizado pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD), revelou quais as competênciasessenciais às empresas para a expansão do negócio, entre os próximos três a cinco anos.

De acordo com a BCSD, entre 2017 e 2020, as empresas perspetivam empregar entre 7500 e 11200 novos colaboradores. O estudo revelou que as cinco profissões mais escassas em Portugal e, por isso, as que serão mais procuradas, são: Engenharia Tecnológica, Comercial, Marketing e Comunicação de Informação, Ciências Económicas, Operações e Logística e Automação.

profissões-com-futuro_epm2

Para além das competências mais escassas, a análise do questionário identificou também as competências críticas: competências determinantes para o desenvolvimento das empresas e dos seus negócios. São elas: Operações e Logística (cadeia de valor), Automação, Comercial, Marketing e Comunicação de Informação, Engenharia de Materiais e Mecânica e Engenharia Tecnológica.

O questionário foi um ponto de partida para um trabalho posterior de sensibilização dos jovens em idade de decidir o seu futuro. As empresas participantes empregam 240 mil colaboradores e faturam 67 mil milhões de euros na sua atividade global.

Segundo Filipe Carrera Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital IPAM-IADE 70% das empresas vão recrutar especialistas em Marketing Digital.

Hoje vivemos desafios que gerações anteriores não tinham, e novos problemas não se resolvem com soluções antigas.

Hoje não basta perceber quais as profissões de maior empregabilidade, tirar um curso superior e ir para o mercado de trabalho, há que pensar fora da caixa.

 

Será que a educação formal será o melhor caminho ?
Será que o emprego é o melhor caminho ?

E porque não ser um empreendedor ?

 

Ser dono do seu próprio destino, construir os seus sonhos em vez de trabalhar para construir os sonhos de outros !E porque não ganhar á medida que vai aprendendo em vez de investir no mínimo 3 anos, sujeitar-se ás regras do mercado de trabalho, estando alguns anos a ganhar precariamente para depois com a experiência acumulada ter um salário que lhe permite sobreviver ou viver com alguma dignidade ?Esse não é o caminho seguido pela maioria, a maioria continua a fazer o que vê todos os outros a fazer.

Para seguir um caminho diferente de todos os outros é preciso ter visão, ser corajoso e sobretudo ter a capacidade resistir á tentação de fazer o que todos fazem.É isso que cada vez mais profissionais Portugueses fazem, aprender a nova profissão de Internet Marketing ou também chamado de  Marketing Digital tirando cursos comprados na própria Internet, seguindo e aprendendo com outros profissionais de destaque nesta área não só em Portugal como nos Estados Unidos onde esta disciplina está mais desenvolvida.Fazendo Network com outros profissionais optando por parcerias estratégicas desenvolvendo projectos em comum e prosperando num ambiente de cooperação em vez de um ambiente de competição.

Eu não estou a dizer para não ir para a Universidade, estou a dizer que esse caminho é impraticável para muitas pessoas e o que estou a dizer é que há alternativas mais práticas e mais rápidas de ir aprendendo enquanto ganhamos rendimentos.E mesmo que tenha tirado um curso universitário na área do Marketing Digital recomendo muito ligar-se aos profissionais da área e não só aplica os conhecimentos adquiridos como tem a oportunidade de fazer parcerias que o podem elevar para o próximo nível.

Eis o sistema que em Portugal mais pessoas ajudou a fazer a sua reconversão profissional, a terem um rendimento extra com a Internet ou mesmo a fundar negócios próprios, Saiba mais aqui:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *